Sobre nós

Somos uma empresa do setor de mineração que desenvolve, produz e comercializa bentonitas funcionais para o agronegócio e para a indústria 

A T-minas

A história da T-minas começa antes de 2013, data da sua fundação. Em 2001, através da sua sócia T-cota, teve início uma jornada cuja missão era melhorar a qualidade das matérias-primas para a produção de revestimentos cerâmicos. O trabalho deu certo, tão certo que além de melhorar a qualidade da matéria prima cerâmica, ele também trouxe inovação para o segmento de minerais industriais não metálicos.

Nesse período, o grande resultado da pesquisa e desenvolvimento de minerais industriais foi a revelação de que as bentonitas eram aplicáveis em uma série de segmentos industriais importantes fazendo muito com pouco.

Naquele momento, trabalhávamos com bentonitas cálcicas importadas para o segmento de revestimento cerâmico. Com o passar do tempo, fomos aguçando a noção do seu valor tecnológico percebendo que as melhorias que elas promoviam nos produtos e processos industriais eram recorrentemente multiplicativas, desde que ela fosse selecionada, purificada, formulada e processada do jeito certo.

No processo de seleção de bentonitas, por razões de características, disponibilidade, logística e preço, concluímos que a T-minas precisava encontrar a sua própria jazida, no Brasil. Foi quando soubemos da Bentonita do Brasil e conhecemos o seu proprietário, o Sr. Osvaldo Schwabe, com quem passamos a compartilhar a mesma a mesma missão: fazer mais do que importa gastando o mínimo possível de recursos naturais; e a enxergar um mesmo caminho para isso: a bentonita.

Movidos pela persistência e espírito empreendedor do Sr. Osvaldo e pela expertise mineral e empreendedorismo da T-minas, em 2013 nos tornamos sócios da Bentonita do Brasil, que em 2019 passou a se chamar T-minas – Bentonitas Industriais.

Dentre tantas aplicações importantes, vemos que os segmentos de nutrição vegetal e cuidado animal representam uma grande oportunidade de negócio para as bentonitas que beneficiamos e para as linhas de produtos que somos capazes de desenvolver.

Para eles, produzimos controladores de micotoxinas e aditivos de peletização de rações, condicionadores de ambiente de aves, suínos, peixes e animais domésticos, além de aditivos de granulação e condicionadores e regeneradores de solo para a agricultura.

Da mesma forma entendemos a bentonita possa trazer benefícios para as indústrias cerâmica, de papel e celulose, fundição, pelotização de minérios, plásticos, tintas e para o tratamento de águas e efluentes. Para o atendimento de demandas desses segmentos, em 2015 a T-minas criou uma nova área de desenvolvimento de protótipos em escala laboratorial e industrial. 

Vemos um futuro radiante para minerais de alta relação energia/massa, com microestrutura naturalmente nano e grande capacidade de modificação química e estrutural como as bentonitas. Então, na verdade, a nossa história está apenas começando.

ESTÁ INTERESSADO EM SABER MAIS? ENTRE EM CONTATO

Nossa equipe técnica e de vendas está sempre à sua disposição!