Observamos nos últimos anos um crescimento no comportamento do consumidor em procurar por marcas com as quais ele se identifica de alguma forma, e não apenas as mais baratas ou as mais usadas no mercado. E isso reflete no que os distribuidores estão oferecendo ao seu público, e para marcas que vendem areia de gato não seria diferente.

Você, distribuidor, já pensou em ter sua marca própria de produtos pet? Confira aqui alguns bons motivos para pensar em incluí-la em seu catálogo de produtos.

Identidade gera identificação: a importância de ter sua marca própria

Ao criar uma marca própria a sua empresa se conecta e conversa diretamente com o consumidor. A marca própria vai além do nome e do logo. Ela carrega os valores, o padrão de qualidade de produto, o atendimento e a entrega da sua empresa. Assim, você será reconhecido e estará se relacionando diretamente com o cliente. 

Uma marca define o posicionamento da sua empresa e porque ela se difere dos concorrentes. Cria uma relação de fidelidade com o consumidor que abraça as mesmas causas da sua marca, defende e dá preferência ao seu produto. 

A marca é a conexão entre o consumidor e o produto, portanto, deve representar o conjunto de características, benefícios e valores que uma empresa oferece e defende, como uma forma de afirmar que está ali para atender às necessidades do consumidor e proporcionar-lhe uma boa experiência de uso.

Ao criar uma marca própria você comunica ao cliente que entende quais são as suas necessidades e que está disposto a oferecer o que ele precisa de uma forma direta, clara e objetiva. Uma marca sólida que se comunica bem com o consumidor gera percepções positivas sobre um produto e tem grande peso na tomada de decisão. 

Devido à alta importância e recorrência de uso, investir na consolidação de uma marca própria de granulados sanitários pode aumentar a fidelização dos seus clientes, o que impacta nas vendas, e melhora a credibilidade da sua empresa para o lançamento de novos produtos.

 

Como desenvolver sua marca própria de granulados sanitários

 

  • Entenda o mercado e seus players

Antes de criar uma marca, estude o mercado onde você está inserido (ou quer se inserir) e veja se há espaço para você e a sua marca. O mercado global de granulados sanitários para gatos foi avaliado em 3,9 bilhões de dólares em 2018, e o número de bichanos que ganham um lar permanente só aumenta ano após ano, garantindo que esse mercado está em constante expansão e que você pode se beneficiar com ele!

O próximo passo é saber quem serão os seus principais concorrentes. Você precisa saber quais são os pontos fortes e fracos deles para entender onde você poderá se diferenciar e inovar.

Pesquise sobre marcas de granulados, visite lojas físicas e sites de megastores para saber quais marcas estão mais presentes nas gôndolas e converse com pessoas que compram e vendem esses produtos para entender o que elas  buscam na hora de escolher a areia.

Por fim, identifique quem será o seu público-alvo: para quem você quer vender o seu granulado higiênico? Como essas pessoas se comunicam? Identifique quem tem grandes chances de enxergar o valor da sua marca logo de início.

 

  • Defina uma estratégia de negócio:

Você pode seguir com uma dessas três linhas de estratégia de negócios para a criação de uma marca de areias para gatos:

  • Oferecer granulados sanitários mais competitivos que os dos concorrentes aos varejistas. Aqui, não somente o custo final do produto, mas aspectos de logística como entregas ágeis e fracionamentos podem fazer a diferença.
  • Entregar uma areia premium com desempenho superior ao dos concorrentes, como maior absorção de urina e odores ou formação de torrões firmes que não sujam a caixinha de areia.
  • Focar em uma dessas duas estratégias, selecionando um nicho de mercado, como uma areia super absorvente de odor para gatos de apartamento, ou uma areia com formato arredondado e toque suave para patas sensíveis.

 

  • Crie uma ou mais persona(s)

A persona é um personagem fictício que representa o consumidor da sua marca. Ao contrário do público-alvo, as personas possuem características, preferências pessoais e hábitos de consumo específicos. Através da persona sua marca consegue se conectar com o cliente e você entende quais são suas necessidades.

Por exemplo, seu público-alvo pode ser “Varejistas do segmento pet”, e as suas personas: Bianca, com idade próxima dos 40 anos, dona de pet shop, que busca por granulados higiênicos diferenciados para gatos; e Carlos, 30 a 45 anos, dono ou comprador de mercado com interesse em produtos de alto giro. 

Mas não se esqueça: no fim da cadeia está o tutor, que está em busca de areias com bom custo-benefício e fácil manejo, e o gato, que é um cliente exigente, e deve gostar do granulado!

 

  • Afirme o posicionamento e a personalidade da sua marca 

Um posicionamento bem definido mostra como sua marca se diferencia dos concorrentes. Por exemplo, posicionar-se como a areia com super absorção de urina e odores, que apresenta maior rendimento em comparação aos concorrentes.

A personalidade de uma marca é a principal forma de conversar e se conectar com o público. Ela reflete valores do seu consumidor e causas que ele defende. Uma personalidade social e ambientalmente responsável conversa com consumidores que prezam por produtos sustentáveis, por exemplo.

O posicionamento e a personalidade devem estar ligados à proposta única de valor da marca: qual é a experiência do cliente ao usar a sua marca? Por que ele deve escolher essa marca de areia de gato? Você está oferecendo mais do que uma areia com alta absorção (benefício), você oferece conforto, higiene e bem estar para o tutor e o gato (experiência).

 

  • Escolha o nome e crie a identidade visual

O nome não é a única definição da marca, mas é o primeiro contato com o consumidor e é pelo nome que você será lembrado. Tem dúvida de como escolher ou criar o nome de uma marca? Dê preferência por nomes curtos, fáceis de falar e escrever e que soem bem quando verbalizados. Você pode inventar, modificar ou combinar palavras existentes, ou dar um novo significado para elas, por exemplo.

As cores possuem significados, portanto escolha com cuidado e de modo que se destaque dos concorrentes. Capriche no design do seu logotipo: vale ser minimalista ou cheio de detalhes, ser uma sigla ou um símbolo que representa o nome ou a tipografia em uma fonte estilosa. O que importa é que seja adequada a mensagem que você quer passar com a sua marca!

A criação de uma marca de areias para gatos não precisa ser um processo complexo, e nós da T-Minas estamos dispostos a ajudá-lo utilizando a exclusiva e inovadora tecnologia GPM, para você se destacar no mercado! 

Temos um passo a passo completo para lhe ajudar nesse processo. Ficou interessado? Então entre em contato conosco