A população de gatos no Brasil chegou a 23,9 milhões em 2019 (Instituto Pet Brasil) e o tamanho do mercado global de areias para gatos (pet litter) foi avaliado em 3,9 bilhões de dólares no ano anterior (Cat Litter Products Market Size, Share & Trends Analysis Report, 2019). 

Com um mercado tão grande e ainda em expansão é natural que surjam diversos tipos de produtos nas prateleiras com as mais variadas formulações, benefícios e custos. 

Dentre tantas opções, separamos as 5 principais classificações de granulados para gatos existentes atualmente no mercado, confira:

areia para gatos: silicaSílica

As areias à base de sílica são geralmente comercializadas na forma de cristais. Possuem alto poder de absorção de urina e normalmente apresentam um sistema de controle de odor. Apesar do seu alto rendimento é uma das opções mais caras atualmente no mercado.

areia para gatos granulado de madeiraGranulado de madeira

Normalmente é fabricado com madeira de pinus e no formato de bastões que se desmancham em contato com a urina. Esse produto apresenta certo controle de odor e baixo custo, porém, exige maior manutenção diária, não sendo uma boa opção para quem passa o dia todo fora de casa.

areia para gatos a base de farinhasAreias à base de farinha

Existem algumas areias formuladas à base de farinha de trigo, milho e/ou mandioca. São produtos procurados por formar torrões firmes e serem biodegradáveis e baratos. Entretanto, por serem de origem vegetal também servem de alimento para microrganismos e podem facilitar sua proliferação. Além disso, são atrativas ao paladar dos gatos, que podem acabar comendo areia contaminada com fezes e urina.

pedrinhas para gatosPedrinhas

As areias desse tipo são normalmente feitas com minerais fibrosos, moles e porosos como a sepiolita. Esse tipo apresenta baixo custo e boa absorção, mas não é eficaz na absorção de odores, o que acaba não sendo uma boa opção para ambientes fechados.

granulado de argilaGranulado de argila

Os granulados de argila, principalmente de bentonita, representam mais de 70% dos granulados higiênicos disponíveis. A bentonita é considerada a melhor areia para gatos devido à alta absorção de urina e odor e formação de torrões fáceis de serem retirados, além do seu baixo custo.

Granulados à base de bentonita 

O processo de fabricação de um granulado sanitário à base de bentonita normalmente consiste na extração do mineral da jazida, seguido pela sua moagem e finalizando com peneiramento dos pedriscos resultantes da moagem. 

Como resultado, as partículas se apresentam como pedriscos irregulares e compactos de tamanhos diversos, com níveis de porosidade variados e até mesmo composições  distintas (presença de outros minerais) de acordo com o local de onde a amostra foi retirada. Essas diferenças se refletem em uma variações de performance entre lotes, alterando principalmente a capacidade de absorção de urina e odores.

Moagem e peneiramento de areia para gatos

Essas características – porosidade, compactação, tamanho e forma do grão – são responsáveis por determinar a eficácia e a constância da qualidade do granulado higiênico, sendo tão importantes como a própria seleção e controle da bentonita. 

Buscando oferecer areias para gatos que proporcionem maior conforto e qualidade para tutores e bichanos, a T-Minas desenvolveu uma tecnologia exclusiva e inovadora de fabricação de granulados sanitários: O Grânulo Poroso Multicomponente.

Grânulo Poroso Multicomponente na areia para gatos

O grânulo poroso multicomponente (GPM) é uma combinação exclusiva do mineral favorito dos bichanos – a bentonita – com a mais avançada tecnologia em processamento de grãos para fazer a melhor areia para gatos disponível no mercado.

Diferentemente do processo padrão de produção mencionado anteriormente, para fabricar o GPM, a bentonita é extraída com seleção mineralógica, ou seja, com a composição adequada e altos teores de montmorilonita, seu princípio ativo. Em seguida, passa por uma série de processos até chegar na embalagem final:

  • Secagem: garante que o grão seja formulado sem a interferência de umidade e utilize sua capacidade máxima de absorção com a urina;
  • Moagem: nessa etapa, toda a bentonita é moída até formar um pó bem fino, aumentando significativamente sua área superficial disponível;
  • Formulação: na formulação são adicionados à bentonita outros componentes que irão auxiliar no desempenho e eficiência do produto e conferir certos diferenciais, como formação de torrões mais firmes, fragrâncias e cor, entre outras possibilidades. Aqui é onde a formulação vira multicomponente;
  • Granulação: o processo de granulação permite que o pó forme grãos de tamanho, forma, porosidade e compactação controlados, assegurando uniformidade dessas características entre todos os lotes fabricados e garantindo a regularidade do desempenho do produto.

O GPM foi desenvolvido em formato esférico, que garante a maior área superficial disponível em contato com a urina, além de fornecer maior conforto ao toque e não ficar preso nas patas dos gatinhos. O formato de bolinhas também permite que o grânulo não seja compactado, pois altos níveis de compactação diminuem a permeabilidade do grão. 

A alta porosidade do GPM faz com que a urina penetre no seu interior ao invés de ser absorvida apenas na superfície. Essa propriedade aumenta a capacidade de absorção do grânulo e prende a urina em seu interior, o que inibe os maus odores. Além disso, impede que a urina escorra e forme lama no fundo da caixa de areia.

GPM na areia para gatos

Vantagens competitivas no mercado de granulados para gatos

A linha GPM foi desenvolvida a partir da expertise da T-Minas nas áreas de desenvolvimento e produção de produtos de alta performance para higiene, bem-estar e saúde animal.

Por ser uma indústria 100% nacional, toda a cadeia produtiva do GPM – desde a extração e processamento da bentonita até a fabricação do grânulo – é executada  no Brasil, o que garante estabilidade de preços (não dependendo de fatores cambiais e entraves de importação), cumprimento de prazos e abastecimento rápido e fracionado. 

Localizada em Quatro Barras, Paraná, a T-Minas tem vantagens logísticas por ter acesso às principais rodovias interestaduais da região e grande disponibilidade de centros de distribuição e transportadoras para expedição de produtos para os maiores centros comerciais do Brasil.

Além das vantagens competitivas referentes a custo e logística, ainda oferecemos a expertise tecnológica e estrutura industrial versátil que suportam a customização de produtos para distribuidores conforme desejado: alteração de tamanho das partículas, variação de porosidade e ainda adição de fragrâncias, por exemplo. 

Hoje contamos com dois produtos em nosso portfólio, ambos desenvolvidos  com a tecnologia GPM: o GMP G7, que é o produto premium da linha, cujo diferencial está na formação de torrões mais firmes e secos, o que aumenta seu rendimento e facilita o manejo do tutor; e o GPM S7, que é o granulado econômico, perfeito para aqueles que gostam de economizar sem abrir mão da qualidade.

Se você ficou interessado em saber onde comprar os granulados higiênicos para gatos com tecnologia GPM para lançar sua marca, entre em contato com a nossa equipe!